quarta-feira, 26 de novembro de 2014

TEMA: LAGARTA NA PRIMAVERA, BORBOLETA NO VERÃO.

TURMA:BERÇÁRIO I A MATUTINO E VESPERTINO

PROFESSORAS:TATIANE,ANDREIA DERETTI, DILVA, KATIA.


JUSTIFICATIVA:

Pensando pelo lado do desenvolvimento das crianças, percebemos grandes avanços na parte físico motora das mesmas, agora neste período boa parte da sala esta descobrindo o movimento de se arrastar de bruços, que é o primeiro passo para engatinhar e enfim andar. Por este motivo desenvolveremos um projeto que almeje diretamente este movimento, estimulando o mesmo e fazendo assim as crianças cada vez mais descobrirem o movimento de se arrastar de bruços para mais adiante poder engatinhar e andar. Igual as borboletas também passamos por intensas metamorfoses pela vida, na infância, principalmente os bebes, sofrem grandes transformações positivas para o seu desenvolvimento.

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar para nossas crianças momentos de estimulação para o desenvolvimento físico motor;

PROCEDIMENTOS:
·         Bola gigante, utilizar a mesma para diversas atividades que envolvam estimulação;
·         Objetos que chamem bastante a atenção das crianças colocados a uma certa distância dos mesmos para alcançarem o objeto curioso;
·         Túnel de colchonete, estimular os mesmos a passarem pelo túnel, despertando a curiosidade entorno da brincadeira;
·         Borboleta confeccionada com as mãozinhas das crianças;
·         Móbile baixo confeccionado com bambolê;
·         Borboleta de verdade para a observação das crianças;
·         Músicas cantadas e gesticuladas envolvendo borboletas;
·         Almofadas amontoadas para estimular o movimento de subir nelas;
·         História que envolvam borboletas e lagartas.


”Não corra atrás das borboletas; plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas virão até ela.”

AVALIAÇÃO FINAL:
Acreditamos que o potencial das crianças vem se desenvolvendo dia a dia através da estimulação cotidiana que vem se estabelecendo na vida das crianças. Foi um projeto que de inicio de mostrou bastante popular para as crianças, por via que a estimulação acontece diariamente, mais com um diferencial neste projeto: a utilização de materiais que proporcionam a estimulação de maneira divertida e estimuladora. Muitas crianças que se depararam com determinados materiais demonstraram receio de participar da brincadeira, como o túnel que foi proporcionou bastante curiosidade e ao mesmo tempo os encorajou para passar no mesmo. As crianças que ainda não engatinhavam realizamos atividades de rolar por cima do túnel.
Todas como esta atividade proporcinou a cada criança um pouco de avanços em seu desenvolvimento, assim este mesmo projeto continua se inserindo no dia a dia das crianças através de atividades de estimulação que são corriqueiras da rotina de um berçário.









Nenhum comentário:

Postar um comentário