terça-feira, 9 de julho de 2013

PROJETO/TEMA: O PRAZER DA LEITURA SE ENSINA – LITERATURA INFANTIL


TURMA: Maternal II A

 

PROFESSORAS: Dalva, Josiane e Clarice



PROBLEMA: É possível utilizar a Literatura Infantil, como forma de compreender o mundo e incentivar a leitura?

 

JUSTIFICATIVA: A Literatura Infantil pode ser um instrumento pedagógico extremamente relevante durante todo o período que antecede um processo formal de alfabetização e a pré-escola. Ela influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida.

 

Há tantos jeitos de a criança ler, de conviver com a literatura de modo próximo, sem achar que é algo do outro mundo, remoto, enfadonho ou chato... É uma questão de aproximá-la dos livros de modo aberto – seja na livraria ou na biblioteca... Se a criança é a única culpada nos tribunais adultos por não ler, pede-se o veredicto inocente... Mais culpados são os adultos que não lhe proporcionam esse contato, que não lhe abrem essas – e outras tantas – trilhas para toda a maravilha que é a caminhada pelo mundo mágico e encantado das letras... (ABRAMOVICH, 2006, p. 163).

 

A imagem na literatura infantil deve ser oferecida a todas as crianças, mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer da sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não lêem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida. Este projeto será aplicado no Centro de Educação Infantil Ivete Spézia Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca, com todas as turmas.

 

 

OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Desenvolver a autoestima;
  • Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;
  • Envolver-se em várias situações de comunicação;
  • Fazer escolhas de livros para leitura e apreciação;
  • Recontar histórias e fatos em sequência;
  • Apreciar a leitura de textos apresentados pelas professoras;
  • Conhecer diferentes gêneros literários orais e escritos;
  • Manusear diferentes tipos de livros.

 

CONTEÚDOS

 

  • Comunicação e expressão (oral, corporal e escrita) – Identidade e autonomia
  • Comunicação de desejos e sentimentos – Identidade e autonomia
  • Manifestações culturais – Artes visuais
  • Ritmos e gêneros musicais – Música
  • Repertório de canções – Música
  • Comunicação e gêneros textuais – Linguagem
  • Conto e reconto de histórias, gêneros literários, observação e manuseio de livros – Linguagem
  • Expressividade – Movimento

 

METODOLOGIA

 

  • Será confeccionado um mascote literário, que irá para casa juntamente com livros de histórias, específicos para sua faixa etária. Os pais contarão histórias para seu filho(a), e farão um relatório de como foi a reação da criança, devolvendo esse relatório para as professoras. Isto irá acontecer durante todo o ano.

  • Confecção de um mascote da turma.
  • Dramatizações das professoras e crianças.
  • Contação de histórias com livros, fantoches, dedoches, máscaras.
  • Contação de histórias em ambientes diferentes.
  • Criar livros de histórias com as crianças.
  • Leitura de imagens.
  • Visualização de histórias no data show.
  • Contação de história através de objetos diversos.
  • Visita a Biblioteca Municipal.
  • Momento diferenciado no momento da contação com caixa diferente, molho de chaves, pau da chuva, música, etc.
  • Dia da contação onde uma criança escolhe um livro e faz uma contação para os colegas.

 

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação far-se-á de acordo com a faixa etária da turma, mediante observação, reflexão e registro de:

ü  Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;

ü  Identifica imagens;

ü  Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;

ü  Canta e realiza movimentos de interpretação musical;

ü  Memoriza canções, reproduzindo parte delas;

ü  Reconta histórias conhecidas com aproximação à original;

ü  Manuseia livros, folheando-os;

ü  Explora sons, texturas e imagens dos livros;

ü  Narra fatos com seqüência temporal e causal;

ü  Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento;

ü  Faz escolhas de livros para apreciar ou ler;

ü  Demonstra espontaneidade em movimentar seu corpo;

ü  Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;

 

 

                        AVALIAÇÃO DO PROJETO

 

Com o projeto literatura infantil observou-se que, as crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as varias histórias contadas. Por conseguinte a magia das histórias faz com que as crianças recontem suas próprias histórias alem de, utilizar do livro elas também se reportam ao brincar com fantoches, mascaras e fantasias. Também observou que, a contação de história é um caminho que leva criança em direção do mundo letrado. Com isso as mesmas se interassam por folhear vários tipos de materiais impressos, além disso, durante a contação de histórias observou-se que a atenção fica voltada para a magia do que está sendo contado. Neste sentido concluiu-se que o projeto é muito importante para o desenvolvimento do gosto e o hábito pela leitura.  
 
 
 
 
 

7 comentários: