terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO: ESTIMULAÇÃO, SENSAÇÕES E MUITA DIVERSÃO NO B II “A”


TURMA: Berçário II A
PROFESSORAS: Bruna, Roseli, Vânia e Suzana.

PROJETO: ESTIMULAÇÃO, SENSAÇÕES E MUITA DIVERSÃO NO B II “A”

Problema: É possível utilizar diversas linguagens (musicais, sensitivas, visuais, auditiva, etc) para estimular os bebês de forma integral e com qualidade?

Justificativa: Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças do Berçário II, chegamos à conclusão que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Desta forma, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 10 a 18 meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.
Nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que criará espaços e desafios.
       Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural”. Neste sentido todo o processo de estimulação visa a possibilitar ã criança independência, auto estima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.

Objetivo Geral: Estimular de forma significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.

Objetivos Específicos:
Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente;
Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar.
Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras.
Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

Conteúdos:
Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolhas.
Artes Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
Música: Expressão oral e corporal.
Linguagem: Linguagem oral e corporal.
Matemática: noções de espaço e tempo, formas geométricas, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.

Estratégias:
Túnel colorido (caixa de papelão).
Caixa vazada, encaixe (caixa de papelão).
Estimulação do olfato (cubo perfumado)
Chocalhos de material reciclado feitos com a participação dos pais.
Massinha de modelar.
Rasgar revistas.
Manuseio de areia e brita.
Confecção de móbiles coloridos na sala.
Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado.
Tapete das sensações.
Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar...).
Movimentar-se de acordo com o ritmo da música.
Realização de massagem Shantala.
Bolinhas de sabão.
Lenços mágicos coloridos.
Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos.
Brincadeiras de pegar.
Garrafas coloridas.
Lanterna.
Fantoches.
Livro de texturas.
Montando torre (peças de montar gigantes)
Dia da gelatina colorida.
Banhos lúdicos, com água colorida e espuma e diversos brinquedos.
Banhos de sol na área externa.
Fotos coloridas na parede da sala.

Cronograma: 1 mês
AVALIAÇÃO:
Explora com prazer materiais variados;
Manipula brinquedos e materiais sonoros;
Demonstra prazer em ouvir sons;
Participa de brincadeiras musicais; 
Manuseia livros, folheando-os;
Explora sons, texturas e imagens;
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
Demonstra coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);
Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples (subir escadas...) e amplos (pular rio, bambolê...);
Manifesta interesse em superar seus limites;
Explora os diferentes espaços oferecidos pela Instituição;
Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto);
Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
Sacode ou aperta objetos (colocados na mão fazendo ruídos intencionais ou não);
Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos...);
Segue visualmente um objeto em movimento;
Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda;
Explora diferentes posturas corporais;
Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;

Relatório Final Do Projeto:

        Nós professoras do Berçário II“A”, ao concluirmos o Projeto Estimulação, Sensações e Muita Diversão no BII “A”, podemos afirmar que foi um sucesso, visto que as crianças demonstraram muito agrado e entusiasmo em todas as atividades e momentos vivenciados. Podemos dizer também que conseguimos atingir a maioria dos objetivos propostos e sem dúvida foi um projeto muito válido que contribuiu muito para o conhecimento pessoal de cada criança. Pois é principalmente nesta fase inicial que a criança precisa da estimulação dos sentidos para o desenvolvimento da psicomotricidade, adquirindo com isso a autonomia de seus movimentos. Através das experiências que a criança vai aperfeiçoando seus movimentos. O mais importante no Projeto Estimulação e Sensações foi proporcionar a cada criança um ambiente lúdico e de desenvolvimento constante.












15 comentários: